A Psiquiatria Nutricional
A Psiquiatria Nutricional é a área da nutrição que estuda a relação entre a alimentação e a saúde mental. Ela investiga como os nutrientes presentes nos alimentos podem influenciar o funcionamento do cérebro e desempenhar um papel no desenvolvimento, prevenção e tratamento de distúrbios psiquiátricos, como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), entre outros.
Os nutrientes fornecidos pela dieta e pela suplementação desempenham um papel crucial no funcionamento do cérebro e podem ter um impacto positivo em diversos aspectos da saúde mental. Eles podem influenciar diretamente os neurotransmissores, que são substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre os neurônios e desempenham um papel fundamental no humor, na cognição e no comportamento.
Além disso, esses nutrientes podem modular os processos inflamatórios no organismo. A inflamação crônica está associada a uma série de distúrbios psiquiátricos, incluindo depressão e ansiedade.
Portanto, a abordagem integrativa e holística juntamente com uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, podem ter um impacto significativo na saúde e no bem-estar psicológico.